Oi... Lembrei-me de criar um Blog que sirva como Diário e que possa ser um local onde possa partilhar aquilo que aprecio. Enjoy it!

Wednesday, September 20, 2006

Zoo TV - Live from Sydney

Saiu no dia 18 de Setembro o DVD "Zoo TV - Live From Sydney".
Os U2 são aquela banda que eu teria que nomear quando me perguntam qual é a minha banda favorita. Apesar de raramente hoje em dia por minha iniciativa ouvi-los, são parte integrante da minha formatação musical. E, ao contrário do que pensam muitos fãs dos U2 da velha guarda, estes são verdadeiramente fundamentais para a história da música moderna pelo que fizeram na primeira metade da Década de 90, onde lançaram no espaço de dois anos dois dos mais fantásticos álbuns da história da música moderna, nomeadamente o Achtung Baby (1991) e o Zooropa (1993). Particularmente o 1º, talvez o album mais influente e genial de toda a década, mostrando como é que uma banda já consagrada consegue reinventar-se depois de um bem sucedido comercialmente mas esteticamente mediocre Rattle and Hum (1998) que lhes rendeu mais uns discos de platina mas que anunciava a irrelevância musical futura para os irlandeses. O album que se seguiu, o Achtung Baby, mesmo ouvido a 15 anos de distância, é a todos os títulos um album seminal, genial e intemporal, introduzindo elementos ritmicos e musicais completamente novos à altura. Uma sucessão de 12 músicas brilhantes, que romperam com todos os cânones dos próprios U2, na mais genial reinvenção de uma banda que já tinha na decada anterior realizado 2 a 3 fantásticos albuns que os tinham transformado na mais bem sucedida banda da década. O arrojo que demonstraram com esta viragem radical só vem realçar o marco genial que este album significou. Zooropa, 2 anos depois, aprofunda as pistas deixadas pelo Achtung Baby e é mais um album brilhante.
A Zoo TV é a digressão que atravessa este momento criativo único na história dos U2, e é considerada o maior marco nos concertos ao vivo, algo de inigualável até à data e nunca repetido com o mesmo impacto por nenhum espetáculo posterior. Ou como dizia no artigo do público de 18 de Setembro, "Quando os U2 deixaram o mundo de boca aberta". O DVD editado esta semana é o documento perfeito que retrata este momento único em que os próprios, sem o saberem, estavam a fazer história. FUNDAMENTAL ter, de preferência em formato duplo com fantásticos extras.

http://en.wikipedia.org/wiki/Zoo_TV_Tour

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home