Monday, September 25, 2006
Thursday, September 21, 2006
Wednesday, September 20, 2006
Zoo TV - Live from Sydney
Saiu no dia 18 de Setembro o DVD "Zoo TV - Live From Sydney".
Os U2 são aquela banda que eu teria que nomear quando me perguntam qual é a minha banda favorita. Apesar de raramente hoje em dia por minha iniciativa ouvi-los, são parte integrante da minha formatação musical. E, ao contrário do que pensam muitos fãs dos U2 da velha guarda, estes são verdadeiramente fundamentais para a história da música moderna pelo que fizeram na primeira metade da Década de 90, onde lançaram no espaço de dois anos dois dos mais fantásticos álbuns da história da música moderna, nomeadamente o Achtung Baby (1991) e o Zooropa (1993). Particularmente o 1º, talvez o album mais influente e genial de toda a década, mostrando como é que uma banda já consagrada consegue reinventar-se depois de um bem sucedido comercialmente mas esteticamente mediocre Rattle and Hum (1998) que lhes rendeu mais uns discos de platina mas que anunciava a irrelevância musical futura para os irlandeses. O album que se seguiu, o Achtung Baby, mesmo ouvido a 15 anos de distância, é a todos os títulos um album seminal, genial e intemporal, introduzindo elementos ritmicos e musicais completamente novos à altura. Uma sucessão de 12 músicas brilhantes, que romperam com todos os cânones dos próprios U2, na mais genial reinvenção de uma banda que já tinha na decada anterior realizado 2 a 3 fantásticos albuns que os tinham transformado na mais bem sucedida banda da década. O arrojo que demonstraram com esta viragem radical só vem realçar o marco genial que este album significou. Zooropa, 2 anos depois, aprofunda as pistas deixadas pelo Achtung Baby e é mais um album brilhante.
A Zoo TV é a digressão que atravessa este momento criativo único na história dos U2, e é considerada o maior marco nos concertos ao vivo, algo de inigualável até à data e nunca repetido com o mesmo impacto por nenhum espetáculo posterior. Ou como dizia no artigo do público de 18 de Setembro, "Quando os U2 deixaram o mundo de boca aberta". O DVD editado esta semana é o documento perfeito que retrata este momento único em que os próprios, sem o saberem, estavam a fazer história. FUNDAMENTAL ter, de preferência em formato duplo com fantásticos extras.
http://en.wikipedia.org/wiki/Zoo_TV_Tour
Monday, September 18, 2006
Sunday, September 17, 2006
"The Queen" - Stephen Frears
Filme a ver neste início de Outono, este " A Rainha " promete ser um dos melhores filmes do ano. Retrato do período da morte da Princesa Diana, e das suas implicações para a Familia Real inglesa bem como para a relação entre esta e os seus súbditos, retrato de um passado muito recente com uma reconstituição parece que excepcional. Já se fala que Helen Mirren, pela sua genial interpretação da Rainha Elizabeth II, estará bem posicionada para os Óscares. A ver com atenção assim que se estrear.
Saturday, September 16, 2006
Back
De volta de Londres... fantástico... em breve coloco umas fotos... Londres está ainda melhor, um caleidoscópio, uma vibração difícil de explicar... Bem mas I'm BACK!
Thursday, September 07, 2006
Londres 7 a 12 de Setembro
London Calling!!! De 7 a 12 de Setembro (parto daqui a umas horas), vou estar em terras de Sua Majestade... eu depois conto como foi.
Monday, September 04, 2006
Paris 2001
1 st time in Paris... I was fatter than I'm now lol. Paris - city of romance... the Ideal place to take my mummy :) four funny days showing mummy the beauties of Paris. Fantastic Louvre and George Pompidou, the Madelaine Church, the painters in Monmartre, the charm of Marais, the modern La Defense, Luxembourg Gardens...
Saturday, September 02, 2006
Eighties
Num sítio trendy da noite lisboeta, conhecido por estar sempre a par das últimas tendências musicais na área da música electrónica, fui surpreendido esta noite com a passagem de um clássico "chunga" dos anos 80 - "pump up the jam", dos Technotronic. A audiência de melómanos, depois da incial estupefacção, começou a dançar freneticamente ao som daquela música sincopada e com um refrão mecánico e orelhudo. Será um caso em que o lixo dos anos 80, revisto com 20 anos em cima, pode aparentar luxo? Tenho as minhas dúvidas, mas não deixa de ser um curioso sinal dos tempos... comecei nesse exactro momento a pensar em outras abjecções dos eigthies, desde a Samantha Fox (touch me ... o sonho erotico de qualquer pré-adolescente na altura), nos Woodpecker from space (he he he he he), no Tarzanboy dos Baltimora... felizmente já cheguei a casa cheio de sono e pronto a dormir... pode ser que amanhã acorde com as ideias mais frescas!